A infraestrutura de TI consiste em todos os elementos que tenham uma função necessária para o bom funcionamento de um ambiente de TI em uma corporação, sendo esse um setor de extrema importância dentro de uma empresa por trazer ótimos benefícios que contribuem com serviços e soluções de tecnologia da informação para funcionários e clientes. Sua estrutura é composta por hardware, software, recursos de rede e componentes derivados desses citados anteriormente.
Abaixo, vamos explicar o significado de alguns termos importantes da Infraestrutura de TI que você talvez não conheça ou já tenha ouvido falar e não saiba exatamente do que se trata.
Backup
O backup tem como objetivo garantir que os dados armazenados por uma empresa possam ser resgatados caso sejam perdidos, independente do motivo da perda. Por isso é essencial a utilização dessa tecnologia para a segurança dos dados de uma companhia. Para realizar o backup, são geradas cópias das informações guardadas, que ficam armazenadas em outro local, podendo ser armazenadas em nuvem ou localmente.
Big Data
Big data refere-se a conjuntos de dados complexos e em quantidade abundante, sejam eles estruturados ou não estruturados. Gerados por uma variedade de fontes, os dados adquiridos podem ser usados para criação de novas estratégias empresariais.
Extranet
Extranet é uma rede privada que, através do controle interno, é compartilhada para terceiros, sejam eles parceiros, clientes, fornecedores, entre outros. Geralmente concede-se acesso a uma parte privada de um site, onde pode-se obter informações limitadas sobre a empresa.
Intranet
Diferente da internet, a intranet é uma rede privada usada por uma empresa. Através dela seus funcionários podem trabalhar, comunicando-se entre si e compartilhando informações em segurança.
LAN
Em inglês, local area network e em português rede local, trata-se de uma rede que conecta diversos dispositivos de uma área limitada, seja por cabeamento ou não. Um exemplo de LAN é uma sala de informática, na qual todos os computadores estão conectados entre si a partir de um ponto em comum, provavelmente utilizando cabos.
Machine Learning
Em português, “aprendizado de máquina”, é sobre o desenvolvimento de programas que possam evoluir sozinhos, acessando dados e os utilizando para aprender e melhorar sem que seja necessário atualizações manuais.
NaaS
“Network as a service”, traduzido literalmente para o português como “redes como um serviço”. O NaaS descreve a ação de contratar uma rede terceirizada, ou seja, contratar serviços de uma rede virtual disponibilizada por uma empresa especializada, realizando pagamentos mensais ou anuais, como um aluguel.
Nuvem
A nuvem refere-se a softwares que podem ser executados diretamente pelo navegador em vez de ser utilizado localmente, em outras palavras, a maioria dos serviços em nuvem permite que não seja necessário baixar programas em seu computador, logo que eles podem ser acessados através da internet em navegadores web como Microsoft Edge, Google Chrome, Firefox, entre outros.
Outsourcing de TI
Outsourcing de TI trata-se da terceirização de serviços na área da tecnologia, ou seja, contratar empresas externas para cuidar da estrutura TI de uma companhia, tendo em vista maior agilidade, qualidade e produtividade na execução de tarefas relacionadas a TI.
Servidor
Conhecido popularmente como um computador de alta performance desenvolvido para corporações com o intuito de armazenar, gerenciar e processar dados e sistemas de rede. Porém, o termo servidor não limita-se apenas a isso, podendo também definir um artifício dentro de um sistema operacional, capaz de realizar tarefas semelhantes, como armazenar dados e processar programas.
SmartAisle
Recomendado para pequenas, médias e grandes empresas, um SmartAisle visa reduzir os custos e o espaçamento de um pequeno data center, contando com uma infraestrutura inteligente que pode conter os mesmos componentes básicos de um data center tradicional porém ocupando menos espaço e reduzindo as dificuldades de instalação e manutenção.
SmartCabinet
Outra solução inteligente para a substituição de data centers imensos, buscando pela utilização do menor espaço possível e diminuição de dias de instalação, o SmartCabinet é um rack que possui a infraestrutura de um data center projetado especialmente para pequenos escritórios.
SmartRow
Tal como o SmartAisle e o SmartCabinet, o SmartRow também busca oferecer a infraestrutura de um data center tradicional utilizando menos espaço e menos recursos financeiros, necessitando o uso de 2 até 10 racks para atender as necessidades da companhia e ainda assim ocupar menos espaço.
Storage
Traduzido para o português como “armazenar”, storage na área de TI é o termo geral para tecnologias, ferramentas e processos que mantém a infraestrutura do armazenamento de dados em uma companhia.
Switch
Com o mesmo objetivo do Hub, um Switch pode desempenhar o papel do mesmo, porém contendo várias vias de tráfego contrariamente ao Hub, que suporta apenas uma. O Switch cria várias vias, acelerando o fluxo de informações e impedindo que haja tráfegos de rede.
Wireless
Conhecido em português como “sem fio”, o wireless é um tipo de tecnologia que permite a conexão entre dispositivos a fim de compartilhamento de dados sem que seja utilizado um fio. Um exemplo bastante conhecido de tecnologia wireless é o wi-fi, usado para conectar dispositivos móveis à internet.