Esse tipo de cabo tem a função de transmitir sinais. Ele é constituído por camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial.
O Cabo coaxial é composto por dois condutores de cobre, que são concêntricos e não paralelos. Por ter essa configuração, blindagem especiais e isolamento, ele pode conseguir taxas altas de bits.
É muito comum a utilização de cabo coaxial em sistemas de televisão. Nesse tipo de transmissão e acesso à Internet, o transmissor passa o sinal digital para uma banda de frequência especifica e o sinal analógico resultante é enviado do transmissor para um ou mais receptores.
O cabo coaxial pode ser utilizado como um meio compartilhado guiado. Especificamente, vários sistemas finais podem ser conectados diretamente ao cabo, e todos eles recebem qualquer sinal que seja enviado pelos outros sistemas finais.
Características e Funcionamento
- Para que seja criado uma gaiola de Faraday, a malha do cabo coaxial é circular e metálica. Assim, o condutor interior é isolado de interferências.
- A malha exterior tem a função de fazer a blindagem eletromagnética.
- Quando as frequências são altas, como ocorre em rede de computadores, a condução passa a ser superficial. A malha condutora é composta por vários condutores de secção reduzida e a área da superfície de condução é a soma da superfície desses pequenos condutores, com isso ele aumenta a superfície de condução.
- O cabo pode ser encontrado de duas formas: cabo coaxial fino (thinnet) e cabo coaxial grosso (thicknet).