Varginha/MG
A Sucafina é uma empresa suíça que atua na área do comércio de café. Fundada em 1977, a empresa se especializou no comércio de café verde, café torrado e serviços relacionados ao segmento. Com presença global, a companhia integra as etapas da cadeia de suprimentos do café desde sua origem, passando pelo cultivo, colheita, processamento e comercialização, até a distribuição.
O grupo possui operações em vários países, incluindo América Latina, África, e Ásia. Esse alcance permite que a Sucafina trabalhe diretamente com produtores de café nas fazendas, garantindo a qualidade e a sustentabilidade do produto. No Brasil, a companhia está presente em Varginha (MG), Vitória (ES) e Santos (SP).
Projeto Executivo
A Redes, com apoio do time Comercial, trouxe para seu Escritório de Projetos a RFP de elaboração do Projeto Executivo das áreas que compõem o prédio do Administrativo, e dos Galpões 1 e 2. O Projeto foi planejado e executado para definir toda a rede de cabeamento metálico para dados, voz, wireless, CFTV, bay face dos racks, layout da infraestrutura e, visando a automatização do processo de logística da coleta e rastreio de seus principais produtos, os serviços de RFID (identificação por radiofrequência) ganharam um enfoque ainda mais preciso em sua implantação.
Com o Projeto aprovado, o processo de negociação da proposta comercial de execução e implantação das novas unidades em Varginha (MG) foi feito de forma colaborativa entre o setor de compras da Sucafina, e o especialista em vendas complexas da Redes. Figurando uma nova conquista para o setor Comercial, o Projeto de Implantação do cliente Sucafina, agora faz parte do portfólio da Redes.
Com os determinados processos devidamente alinhados, a gerência de projetos da Redes pôde dar início ao cronograma de execução do projeto.
Execução
As atividades para o prédio do Administrativo e para os Galpões 1 e 2 foram refinadas perante reunião de planejamento, dimensionando os 5 grandes marcos para a implantação do projeto:
1. Cabeamento estruturado:
O cabeamento metálico utilizado neste projeto foi provido pela parceira Furukawa, empresa japonesa líder em comunicações e tecnologia. A Redes é uma integradora Platinum, maior chancela de parceria entre empresa e integradores, o que contribui para possibilitar valores mais competitivos nos materiais Furukawa, para seus clientes.
O cabeamento para dados, controle de acesso, CFTV e Wireless foi estruturado em múltiplos pontos, distribuídos para ativação em diferentes setores da empresa
2. Racks Telecom:
A distribuição dos racks nos galpões 1 e 2, e no prédio Administrativo, seguiu conforme abaixo:
- Montagem dos racks conforme o bay face aprovado na entrega do Projeto Executivo.
- Instalação de equipamentos ativos e passivos, realizando a identificação dos pontos de rede e dos equipamentos, conforme o padrão da documentação no projeto.
- Racks para atendimento aos servidores, networking e cabeamento horizontal do prédio;
- Racks 12U distribuídos para atendimento. Todos os racks possuíam uma UPS dedicada e atendiam aos pontos de cabeamento horizontal (CFTV, WiFi e dados);
- Racks 12U montados nos setores de apoio.
3. Solução RFID:
Tecnologia que permite a identificação, rastreamento e registro de dados que transitam em ondas de radiofrequência através de dispositivos equipados com chips, que são identificáveis por leitores de curto e médio alcance. Essa tecnologia não necessita de identificação visual, e como são chips passivos (não fazem uso de bateria), implicam uma implantação menos complicada e um viável custo benefício.
Para a implementação da solução RFID, foram instalados:
- Leitores UHF M-ID40 LNX e demais acessórios para fixação e conexão.
- Tags UHF passivas para aplicação nos big bags de café;
- Tags UHF passivas para aplicação no piso.
O objetivo do cliente ao instalar o sistema RFID foi o de aumentar a inteligência do armazém, tornando os processos ágeis e precisos quanto à rastreabilidade dos grãos, ganhando otimização da mão de obra utilizada.
4. Controle de Acesso:
- Instalação de placa indicadora de ambiente monitorado;
- Instalação de sensores de “porta aberta” com aviso sonoro nas portas de saída de emergência;
- Acesso controlado ao hall e CPD;
- Controle de acesso à copa/cozinha;
- Controle de acesso geral à planta.
5. Tecnologia da informação:
- Configuração de atributos de rede das câmeras de segurança.
- Configuração e parametrização da análise de inteligência de vídeo.
- Instalação de software de monitoramento nos computadores e aplicativo de monitoramento nos smartphones, assim como seus devidos treinamentos.
Projeto Finalizado
A solução entregue no projeto foi validada pelo cliente, implementando seu principal objetivo: modernizar o processo de retirada de seu produto nos Galões, agilizando a logística e otimizando o tempo do time de coleta, proporcionando o aperfeiçoamento das rotinas de trabalho e contribuindo para a automação inteligente nos campos de serviço da empresa.