E-BOOK
GUIA DE APLICAÇÃO MANUFACTURING
Indústria 4.0
CONCEITOS GERAIS E REQUISITOS DE INFRAESTRUTURA PARA INDÚSTRIA 4.0
O cabeamento dos ambientes industriais pode sair de um ambiente de escritório e adentrar a área de uma fábrica. O cabeamento estruturado industrial pode conter até 7 subsistemas: Entrada de Serviços (EF), Entrada de Equipamentos (ER), Backbone, Sala/Armário de Telecomunicações (TR/TE), Cabeamento Horizontal, Terminação ou Área de trabalho e Ilha de Automação.
Topologias de Redes de Comunicação
Podemos definir o termo “Topologia de Rede” como sendo a forma como se distribuem os elementos da Rede de Comunicação ao longo de uma área e como estão fisicamente interconectados. Esses elementos ou “nós” de Rede podem ser salas técnicas, armários de distribuição, equipamentos ativos, caixas de interconexão, painéis e tomadas de acesso à Rede e os próprios cabos de cobre ou ópticos necessários à interconexão física.
Importância de uma boa instalação de cabeamento
A instalação correta e seguindo as normas de cabeamento estruturado garantirão ao cliente a longevidade de seu sistema de rede física, além de garantir confiabilidade na transmissão dos dados tão importantes para o correto funcionamento de seu negócio. De nada adianta o investimento em produtos de última geração de redes metálicas e ópticas se a instalação deixar a desejar. A seguir, os principais tópicos a serem considerados para uma instalação correta de sistemas de cabeamento estruturado dentro de sua indústria.