Fale Conosco

Data centers em Pequenas e Médias empresas

O que são os Data centers em pequenas e médias empresas?

Uma definição simples do que venha a ser um Data center seria a de um agrupamento de um grande número de servidores em rede normalmente usados por organizações para o armazenamento remoto, processamento, ou a distribuição de grandes quantidades de dados.

Legal … Mas, por que eu devo me importar com isso? Bem, claro que soa fugaz e simples, mas as maiores empresas do mundo estão usando os Data centers como o mais importante ativo do seu negócio, uma espécie de um grande negócio. E hoje verifica-se uma tendência de que empresas de médio porte também construam os seus próprios espaços de processamento crítico.

O que eles fazem

O Data center são responsáveis por toda a infraestrutura de Tecnologia da Informação na maioria das empresas. Ajudam os negócios a “rodarem’ de forma eficiente. Mas para manter as coisas sob controle exigem o perfeito funcionamento dos vários subsistemas que o formam incluindo o de controle de temperatura e umidade, evitando assim o superaquecimento dos dispositivos.

Acredite ou não, todas as coisas que você executa em sua empresa baseado no uso do computador, todas passam por algum tipo de Data center. A maioria, se não todos os negócios, são realizados on-line ou estão baseados em um servidor. Quanto mais pesado for o uso de atividades on-line maiores, mais equipados e poderosos Data centers você irá precisar.

Tendências em Data centers

De acordo com a empresa de segurança em rede Palo Alto Networks os Data centers estão mudando rapidamente. O fator que mais contribui para essas mudanças é a nuvem (The Cloud). A nuvem (como muitos a conhecem) permite o armazenamento baseado na Internet, os dados não são armazenados em qualquer lugar, mas na Internet.

Empresas como o Google são pesos pesados na utilização desses sistemas por causa de aplicativos como o Chrome e o armazenamento Google Drive. O uso da nuvem cria uma necessidade ainda maior para a construção e gerenciamento de mais eficientes data centers. Para manter um sistema de armazenamento baseado em nuvem que seja eficiente e que atenda rapidamente todas as operações de processamento o data center deve ser capaz de processar e lidar com tudo isso através do tráfego com base Internet.

Segundo Palo Alto Networks operações de Data centers baseadas no conceito de nuvem se inserem nos critérios de tecnologias sustentáveis, isto é, tecnologias “verdes”. Isso, é claro, significa que a implementação do conceito de processamento on-line em nuvem alinhado ao uso de outras tecnologias mais eficientes de recursos caros como os de energia elétrica para apoio e funcionamento de datacenters, transformam esse ambiente em um grande negócio para as empresas.

Google e os datacenters

O Google foi um dos pioneiros no uso de data centers e definiu alguns padrões de uso e gerenciamento de grandes volumes de informações. Se você parar e pensar sobre o que o Google realmente faz, você vai perceber que precisam de um grande data center. Na verdade mais de um data center. Todo negócio do Google é puramente realizado de forma online. Para que isso aconteça normalmente o Google tem data centers espalhados em todo o país (EUA) e em outros países, utilizando tecnologias de ponta para ambientes críticos como são os data centers.

Dentro principal data center do Google um dos andares é completamente dedicado a hospedagem dos servidores. Isso mesmo, um nível inteiro com servidor após servidor. Não existem pessoas, não há mesas, cadeiras, não há nada, mas somente servidores e o hardware que os mantém em execução.

Quem está usando?

Data centers em pequenas e médias empresas são comuns porque eles podem ser de qualquer tamanho, desde um armário até um andar inteiro. De acordo com estudo da empresa BroadGroup de 2013 o mercado de datacenters no Brasil iria se expandir a uma taxa de 24% pelos 3 anos subsequentes. Segundo este relatório o mercado de data centers no Brasil está em expansão apesar de encontrar desafios a serem superados como o de suprimento de energia e de instalações ainda antigas ou inadequadas à sua instalação.

No mercado americano o site Energy Manager Today sugere que grandes empresas devem ampliar o uso de data centers de forma crescente pelos próximos 15 anos. Muitas empresas pequenas e de médio porte ainda utilizam o aluguel de espaços em data centers e elas começam a perceber que podem vir a ter os seus próprios data centers operando próximos aos espaços de trabalho.

Normalmente data centers maiores têm uma forte base de clientes que utilizam serviços de Internet, seus clientes utilizam a nuvem para realizarem streaming de vídeos. Serviços como Rhapsody, Pandora, Netflix são exemplos disso.

Cada uma destas empresas tem uma forte base em conteúdo de streaming. Para que isso funcione eles precisam de poderosos data centers. Não exatamente na mesma medida do Google, mas mesmo assim eles precisam de eficientes data centers. Essas empresas têm como características de seus serviços o oferecimento de algum tipo de conteúdo baseado em streaming ou nuvem. Quer se trate de vídeos, imagens ou informações sob a forma de PDFs. Se você tem tráfego pesado em seu site isso vai exigir dos serviços oferecidos um data center bem projetado e com instalações adequadas.

No Brasil, o estado de São Paulo é o maior mercado da América do Sul concentrando 50% de todo o espaço físico ocupado por empresas de data centers afirma o site Datacenterdynamics.com.br abrigando empresas como Ascenty, IBM, Dell entre outras.

Por que você e sua empresa deveriam conhecer sobre Data centers em pequenas e médias empresas

A principal razão são os números. Segundo informa o site IDG Now existe uma estimativa de crescimento de tecnologias para construção de data centers de U$ 360 milhões em 2013 para U$ 3,7 bilhões em 2016.

O universo digital dobra de tamanho a cada dois anos e o mercado trabalha com a expectativa de 44 trilhões de gigabytes de espaço para armazenamento em 2020.

Nenhum setor ou segmento de mercado iria investir em algo por modismo. Com muitas das principais empresas usando Data centers, é bom estar ciente de que sua empresa em algum momento irá demandar o uso de data centers próprio ou alugado. Os Data centers são recursos complexos no lado técnico, mas permitem ampliar os espaços de negócios alinhando o campo da tecnologia com a estratégia de negócios das empresas.

Para mais informações sobre os Data Centers e iniciativas de projetos confira o Case de um projeto feito pela Redes&Cia na Bozel Mineração. O Data Center é dedicado ao armazenamento de sistemas de grande importância, e tem a capacidade para garantir a continuidade das atividades da empresa bem como atender às demandas futuras de TI. Veja mais aqui.

Fontes: Avention.com

Atualizado/adaptado por: Rêmulo Maia Alves – Diretor Redes&Cia e Tânia Vivian – Consultora Redes&Cia

E-book gratuito:

Data Center para Pequenas e Médias Empresas

Compartilhe!
97

Posts Relacionados

plugins premium WordPress

Identifique-se

Insira seus dados abaixo para acessar a Calculadora Laserway