Cabo Irradiante: o que é, como funciona, vantagens e aplicações

Apesar de o nome parecer autoexplicativo, ele pode conduzir ao erro, já que o cabo irradiante está mais para uma antena do que para um simples cabo.

Usado principalmente para distribuir sinal Wi-Fi em grandes ambientes fechados como hotéis, shoppings centers, hospitais, aeroportos, universidades, centros de distribuição e túneis, apresenta desempenho superior quando comparamos com uma solução composta apenas pelos tradicionais Access points (APs) e suas antenas internas.

O que é cabo irradiante?

O cabo irradiante é uma antena longa e flexível constituída por um cabo coaxial com fendas no condutor externo que permitem a propagação de ondas de radiofrequência (RF).

Ele é conectado ao access point em substituição as tradicionais antenas, conferindo maior homogeneidade na transmissão do sinal de RF.

Para ficar mais fácil entender, imagine uma mangueira com vários furos ao longo de sua extensão conectada a um registro. Quando aberto, a água entrará por um dos lados e se espalhará uniformemente pelos furos.

Nesta analogia, a mangueira é o cabo irradiante, a torneira é o AP e água é o sinal de RF distribuído pelo ambiente.

Quais são os benefícios em usar o cabo irradiante?

Controle do sinal

Geralmente a antena presente no AP envia o sinal de forma circular, a partir de um único ponto. Assim quem está próximo ao equipamento tende a receber sinal de melhor qualidade. Entretanto, podem ser criados pontos de sombra no ambiente.

Quando usamos o sistema irradiante, a distribuição acontece de maneira homogênea. É como se houvesse uma “mini antena” em cada fenda – o sinal permanecerá constante em toda área coberta pelo cabo independente do local onde o usuário ou dispositivo esteja.

Interferências

O uso de equipamentos de comunicação sem fio nas indústrias está crescendo rapidamente, o que significa que estes ambientes estão cheios de ondas de rádio em todas as frequências.

Isso cria um problema para que os equipamentos fiquem conectados sem queda, e sem interferências.

Em um centro de distribuição, por exemplo, são usados vários coletores de dados (que se comunicam usando wi-fi) para alimentar os sistemas de gestão. Os funcionários se deslocam entre as prateleiras metálicas do ambiente para ler informações como código de barras dos produtos.

O problema é que estas prateleiras obstruem o sinal do link sem fio, resultando em mau funcionamento dos dispositivos. O mesmo pode acontecer nas indústrias com a movimentação das máquinas ou robôs.

As soluções sem fio tradicionais podem funcionar, entretanto é necessário instalar antenas de alto ganho ou aumentar o número de APs o que resulta em maior “poluição” de radiofrequência.

Neste tipo de cenário, é possível utilizar o cabo irradiante de acordo com as necessidades de cobertura do ambiente e direcionar o sinal com precisão (são feitas análises de perda de sinal por distância e barreiras), assim, evitamos sistemas superdimensionados e reduzimos a “poluição” de RF.

Flexibilidade

A flexibilidade do cabo irradiante permite que ele seja instalado em locais onde as antenas comuns não podem alcançar.

Em túneis ou metrôs, por exemplo, onde há várias curvas uma solução desse tipo é ideal para levar conectividade aos usuários e sistema dos veículos.

Redução de custos de aquisição e manutenção

Uma solução que integra cabo irradiante pode minimizar o custo de aquisição, levando em conta que há redução do número de APs para cobrir áreas extensas.

Também reduz o custo de manutenção, já que os Access Points podem perder a configuração com picos de energia ou necessitar substituição por algum dano.

Com o numero reduzido desses equipamentos fica mais fácil identificar e resolver os problemas.

Veja o exemplo abaixo:

Seriam necessários 21 APs para cobrir os 6.480 m2 desse centro de distribuição, com a solução típica.

Usando cabo irradiante o número de access points  pode ser reduzido para até 8.

Menor impacto visual e manuseio

Uma vez instalado o cabo irradiante não precisará de manuseio, além disso, proporciona melhor estética, pois pode ser facilmente posicionado atrás de forros de gesso, fundos falsos e coberturas, o que não acontece com os APs que devem ficar em locais com o menor número de barreiras possíveis.

Resumo

Para certos desafios de comunicação industrial e corporativa, o cabo irradiante oferece vantagens únicas. Fornece taxas de transmissão de dados consistentes e homogêneas, pode ser moldado em ambientes difíceis de alcançar e reduz o congestionamento de RF da planta, restringindo o sinal à área exata onde é necessário.

Esses benefícios são especialmente valiosos em aplicações onde as máquinas ou dispositivos se movem ao longo de caminhos pré-definidos e onde é difícil ter ampla cobertura por obstruções.

Deve-se ter cuidado ao selecionar e instalar os componentes dessa solução, no entanto, o estudo detalhado das condições de operação permite prover um sistema de conexão robusto para as aplicações mais complexas.

E-book gratuito:

Como contratar uma empresa de Projeto e execução de infraestrutura de TI

Compartilhe!
69

Posts Relacionados

plugins premium WordPress

Identifique-se

Insira seus dados abaixo para acessar a Calculadora Laserway