No passado, a quantidade de dados que um data center poderia processar ou armazenar era diretamente proporcional ao seu tamanho. Hoje, no entanto, essa relação faz menos sentido já que a densidade é o fator chave que determina a capacidade desse tipo de instalação.
Considerando que a carga elétrica medida em quilowatts (kW) de cada rack vem crescendo, é possível oferecer maior desempenho, sem que haja necessidade de ocupar grande espaço físico. Esse aumento de densidade pode trazer benefícios interessantes às empresas.
Como saber se um data center é de alta densidade?
Em linhas gerais, podemos considerar que um data center é de alta densidade se o consumo de cada rack da instalação é superior a 10 KW.
Quais são os benefícios?
Os data centers de alta densidade têm alguns benefícios para as empresas. Como é possível reduzir a quantidade total de equipamentos de TI necessários para realizar uma função específica, empacotando em um pequeno espaço maior desempenho, o custo de comprar ou alugar edifícios para abrigar estes ambientes é reduzido.
Essa é uma preocupação importante nas regiões onde o metro quadrado é muito caro como Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Nesses locais, a economia com aluguel ou aproveitamento dos espaços em atividades mais lucrativas compensa o investimento.
Os custos operacionais também podem ser menores. Embora isoladamente um rack de servidor de alta densidade consuma mais energia e refrigeração, tende a ser mais eficiente que um cluster de servidores de baixa densidade que demanda o resfriamento de uma grande área para entregar pouco desempenho.