Após investimentos de mais 3,5 milhões de reais, o novo data center da Universidade Federal de Lavras começou a operar no final de maio.
O projeto desenvolvido pela Redes, contempla infraestrutura redundante que confere alta disponibilidade aos sistemas administrativos e acadêmicos hospedados nos servidores da instituição.
Em notícia divulgada pela Universidade, o reitor João Chrysostomo afirma que o início da operação do data center acontece em momento oportuno já que em decorrência da pandemia do novo coronavírus o período letivo se iniciará remotamente, ampliando a demanda pelos sistemas de Informação.
Ademais, segundo o diretor de gestão de tecnologia da informação Erasmo Evangelista, o novo data center permitirá um salto tecnológico possibilitando empreender projetos como o diploma digital, digitalização do acervo acadêmico, bem como à necessidade de melhoria do desempenho e da confiabilidade dos sistemas já existentes, tais como os ambientes virtuais de aprendizado (Campus Virtual), sistemas de informações gerenciais (SIG, SIPAC, SIGAA), portal da UFLA, sistema de vídeo segurança do câmpus e demais sítios eletrônicos de pró-reitorias, diretorias, departamentos e demais unidades acadêmicas e administrativas.
Confira as especificações básicas do novo data center da UFLA (Tier III* – 99,982% de disponibilidade):
- Energia: grupo motor gerador e nobreaks redundantes, com alimentação de duas linhas elétricas, que permitirá dar manutenção com o data center em funcionamento, além de garantir o fornecimento de energia ininterrupta.
- Sistema de climatização com ar condicionado de precisão redundante.
- Sistema de monitoramento ambiental, com sensores de temperatura, umidade, fumaça.
- Tomadas de energia inteligentes, com monitoramento de consumo de energia, tensão e corrente.
- Sistema de detecção e combate a incêndio com gás de supressão.
- Sistema de controle de acesso biométrico (com reconhecimento de impressão digital e facial).
- Sistema de monitoramento de circuito interno de câmeras de segurança em todos os ambientes.
* Sistema que classifica os data centers com base nas suas características de redundância e tolerância a falhas (Uptime Institute). O Data Center da UFLA não é um data center certificado pela Uptime Institute.