Os Data Centers hoje em dia estão estrategicamente posicionados no core de qualquer tipo de negócio, devendo oferecer segurança e armazenamento de dados, variando, em tamanho, de pequenas salas até gigantescas construções disponíveis a nível global. Seguro, robusto e confiável, os Data Centers fornecem um ambiente estável para armazenar equipamentos e para minimizar o tempo de inatividade das operações de TI. Independentemente se um cliente for do setor público ou privado, todos eles têm exigências similares – o acesso imediato a dados atuais e precisos 24/7, sob demanda e sem interrupção, 365 dias por ano.
O crescente volume de dados mantidos e aumentando a demanda para acessar essas informações requer Data Centers de alta velocidade escalável e flexível, além de uma infraestrutura de TI para otimizar o desempenho e melhorar o retorno sobre o investimento.
Documentação de Data Centers
A documentação final da obra ou As-built de um Data Center é de vital importância para as empresas e os funcionários que vão trabalhar direta ou indiretamente em sua operação. No entanto, muitas vezes esta etapa do projeto não é executada, mesmo depois da conclusão da obra. Como resultado, uma simples mudança ou alteração no projeto original podem passar despercebidos ou ainda serem mal interpretados, o que pode gerar uma falha na operação.
Em todo projeto, seja de reforma ou construção de Data Center, a documentação pode dar ao responsável de TI uma medida bastante detalhada de como foi implementado cada subsistema dentro deste Data Center. Esta documentação contém informações concisas/detalhadas para que todos os envolvidos nas equipes de manutenção/utilização do Data Center possam se comunicar e entender os aspectos relacionados ao projeto técnico.
Um dos segredos do sucesso de um bom As-buit de projeto de Data Center pode ser visto na atenção dada pelo departamento de projetos/documentação aos detalhes técnicos e facilidade de interpretação das informações por parte do cliente. Não é demais falar que sempre deve ser empregado o mais alto grau de conformidade às normas vigentes.
Esta documentação deverá ser estruturada e organizada com base nos subsistemas do Data Center, além de exibir em detalhes todo o processo de implementação de cada disciplina.
Vantagens
Vantagens obtidas através da uma documentação/as-built no projeto do Data Center:
- Identifica e documenta todas as modificações/desvios no projeto original;
- Fornece importantes recursos para a manutenção e planejamento futuro;
Possibilita uma visão instantânea do projeto existente;
- Verifica e confirma os ativos, passivos e demais componentes existentes no projeto original, bem como aqueles adquiridos posteriormente;
Componentes
Alguns componentes fornecidos pela documentação do Data Center:
- Planta baixa/desenhos de planejamento do pré-projeto;
- Detalhamento técnico de cada subsistema;
- Desenhos e elevação dos níveis de piso elevado;
- Plano de ação para evacuação do DC;
Avaliações
- Avaliações de eficiência energética, visando melhorar o PUE (Power Usage Effectiveness) do Data Center.
- Planos de Proteção contra Incêndio;
- Planos de Segurança física e lógica;
- Bay face dos equipamentos;
- Planejamento e estratégia para manutenções preventivas.
Com a documentação técnica adequada o cliente possui a ferramenta de comunicação mais importante para o gerenciamento do seu Data Center. Apesar disso, com certa frequência percebemos que esta etapa do projeto é negligenciada.
Profissionais de TI que trabalham diretamente em um Data Center devem saber quão atual está a sua documentação, se os seus registros do projeto implantado poderão ajudá-lo a planejar o crescimento da estrutura e também oferecer um histórico de tudo que foi executado dentro do ambiente do DC.
Estas informações deverão ser suficientes para que as tomadas de decisões sejam feitas da maneira mais segura e correta possível.