A FGV por meio do GVcia (Centro de Tecnologia de Informação Aplicada), divulga anualmente o estudo uso de ti no brasil que representa um retrato do mercado de tecnologia de Informação no país.
Na sua 27ª edição, a pesquisa apresenta resultados que comprovam um crescente processo de informatização das empresas e sociedade, o que justifica o posicionamento da TI como uma área estratégica das organizações.
Dentre os resultados, chama atenção o gasto e investimento realizado em TI pelas empresas pesquisadas, que se manteve estável mesmo diante da crise econômica.
O que não é surpresa quando consideramos as expectativa de aumento futuro do lucro, derivadas do investimento em TI.
Veja o nosso infográfico com os dados da pesquisa e comprove que investimentos bem projetados e alinhado a estratégia organizacional é um ótimo negócio:
1) Porque investir em TI?
Para cada 1% a mais de Gasto e Investimento em TI, depois de 2 anos, o lucro aumentou 7%.
2) Dispositivos Móveis conectados à internet
Já temos 244 milhões de dispositivos móveis conectáveis à Internet no Brasil (Notebook, Tablet e Smartphone), isto é: 1,2 dispositivo portátil wireless por habitante! São mais Smartphones do que computadores ou 6 Smartphones para cada Tablet.
3) Computadores no Brasil
Segundo a pesquisa da FGV, no final do ano serão 166 milhões de computadores (desktop, notebook e tablet) em uso no Brasil, isto é: 4 computadores para cada 5 habitantes (80% per capita), sendo 30 milhões de tablets.
4) Quanto as Empresas investem de sua receita em TI
Os bancos continuam na liderança dos aportes investindo 14% das receitas em TI, seguido por Serviços com 10,9%, Indústria 4,6% e Comércio com 3,5%. Pela primeira vez, a pesquisa da FGV trouxe nos indicadores o uso da TI no setor de Saúde. Já o setor de Química e Petroquímica apresentou uma média de aportes em TIC de 4,3%.
5) Gasto e investimento em TI
Mesmo com o cenário econômico adverso o Gasto e Investimento em TI ficou estável em 7,6% da receita das empresas.
O Custo Anual por Usuário (Gastos e Investimentos em TI no ano dividido pelo número de usuários) continua crescendo e atingiu R$ 34.100,00.
6) Microsoft nas estações de trabalho
Faz 20 anos que a Microsoft domina a estação de trabalho com Windows, Office e Explorer, respondendo por mais de 90% do uso. Ruptura no horizonte!
7) Sistemas Integrados de Gestão e Inteligência Analítica
Os Sistemas Integrados de Gestão da TOTVS, SAP e Oracle detêm 81% do mercado. TOTVS lidera no total e nas empresas menores e SAP nas maiores.
A Inteligência Analítica (BI) é responsável por boa parte do lucro dos fabricantes: SAP, Oracle, TOTVS, Microsoft e IBM, que, nesta ordem, são líderes com 84% do mercado.
Fonte: GVcia|FGV