O agronegócio é um importante setor do mercado, que desempenha um papel fundamental na economia global, incorporando uma função importante no abastecimento de alimentos e matérias-primas essenciais para o mundo. Como resultado de uma presença tão robusta em crescimento no setor, o surgimento de novos desafios se torna constante, como a crescente demanda por alimentos e a necessidade de aumentar sua eficiência.
A solução para desafios desse nicho, está na transformação digital e na construção de uma sólida infraestrutura de TI. A tecnologia impulsiona a revolução no agronegócio, sendo a infraestrutura de TI um alicerce essencial para apoiá-lo e torná-lo competitivo para as crescentes demandas do mundo.
Panorama do agronegócio
Antes da revolução industrial e do mundo tecnológico, o agronegócio era estritamente vinculado à força física e ao conhecimento empírico como pilares para o seu desenvolvimento. Baseavam-se na própria experiência e observações diretas para gerenciar as plantações e o gado. Entretanto, com o advento da tecnologia, o setor se profissionalizou, trazendo a infraestrutura tecnológica para o campo e a cultura do mundo dos negócios.
O estudo “Projeções do Agronegócio 2018/2019 – 2028/2029, desenvolvido pelo MAPA, mostra algumas perspectivas interessantes e impactantes sobre o tema. Em 2019, o Brasil registrou a segunda maior safra de grãos da sua história até maio, com 236,7 milhões de toneladas produzidas. A pesquisa ainda projeta que a produção brasileira de grãos pule das 236 milhões de toneladas de 2019 para pouco mais de 300 milhões de toneladas em 2029.
Infraestrutura de TI no Agronegócio
A infraestrutura de TI é a espinha dorsal da transformação digital no Agronegócio. Ter uma conexão de rede sólida é essencial para o tráfego de dados entre os dispositivos, sistemas e servidores. A conectividade permite que acessem informações em tempo real e tomem decisões rápidas e eficazes.
Drones, veículos autônomos e máquinas equipadas com sensores estão revolucionando a forma como as operações agrícolas são conduzidas. Os drones, por exemplo, podem monitorar vastas extensões de terra de forma eficiente, fornecendo imagens de alta resolução para identificar problemas precocemente, como pragas ou doenças.
Um dos principais impulsionadores dessa mudança é a análise de dados. A agricultura orientada por dados se baseia na coleta, análise e aplicação de informações precisas para tomada de decisões fundamentadas em estudos que irão beneficiar o crescimento e aperfeiçoamento das diversas culturas. Sensores, estações meteorológicas e satélites fornecem dados em tempo real sobre condições do solo, clima e culturas. Isso permite a otimização do uso consciente de recursos renováveis (como a água), a redução de custos e o aumento de produção, proporcionando a diversificação de culturas e ampliação dos negócios.
A Redes no futuro do Agronegócio
A Redes, como referência no mercado de infraestrutura de TI, dispõe de um time de engenheiros e especialistas, que desenvolvem soluções projetadas de forma personalizada, conforme o escopo do cliente, com o objetivo de alcançar altos níveis de modernização e desempenho, que são fundamentais na dinâmica de crescimento e automação tecnológica do agronegócio.
Em armazéns, soluções como RFID (radio frequency identification), controle de acesso, rede wireless, data center e outros serviços que compõem uma infraestrutura de TI, acrescem uma gama de utilidades para a automatização dos processos executados por especialistas para trazer eficiência e agilidade ao agronegócio. A Redes desenvolve data centers com segurança, organização e qualidade, para que as informações coletadas em drones e estações meteorológicas, possam ser armazenadas de forma segura, e serem base de análises para o desenvolvimento da cultura trabalhada pelo agro.
As soluções de rede wireless proporcionam à logística do agronegócio em armazéns, uma dinâmica de trabalho que se destaca pela mobilidade de equipamentos, registro de informações de safras e diversas outras atividades que, juntas, impulsionam as rotinas de trabalho de forma consideravelmente positiva.
Apoiada pelo setor de Engenharia de Telecom, a Redes leva soluções aos clientes do agronegócio, para interligar provedores de dados às unidades administrativas no campo, através da construção de redes de fibra óptica, interligando os serviços de dados e o compartilhamento de informações, proporcionando a conexão entre a rede mundial de dados e o trabalho de campo do agronegócio.
A Redes possui diversas áreas de atuação – Data Center / Escritório de Projetos / Cabeamento Estruturado / CFTV / Automação e Controle de Acesso / Segurança e Networking / Suporte de TI – e conta com profissionais especializados para atenderem e projetarem soluções personalizadas para cada perfil de cliente do agronegócio.
Confira o portfólio de clientes da Redes no setor do Agronegócio:
-
- Eisa
-
- Sucafina
-
- Carmo Coffee
-
- Bunge
-
- Louis Dreyfus
-
- TMF Fertilizantes
-
- Cooxupé
-
- Café Orfeu
-
- COFCO
-
- Atlântica Coffee