A tecnologia sem fio faz parte do nosso dia a dia. As chances de que você esteja acessando este texto por meio de um smartphone, laptop ou tablet conectado ao Wi-Fi são grandes, certo?
É verdade, telefones fixos e DSL já não fazem parte das nossas vidas como antigamente.
Entretanto, eu arriscaria dizer que se você estiver lendo este artigo no escritório - em uma estação de trabalho com um computador ou um laptop – você está conectado a uma rede de internet com fio.
Em tempos onde é possível ligar ou desligar a quilômetros de distância um dispositivo de nossas casas conectado a rede sem fio, por que as empresas ainda estão hesitantes em aproveitar os benefícios do Wi-Fi em ambientes fabris?
Muitas vezes, isso se resume a apenas uma palavra: confiabilidade.
Com um sistema sem fio, os dados em tempo real estão disponíveis assim que são coletados.
Apesar de ser notável sua evolução, algumas empresas não consideram o Wi-Fi industrial confiável para sustentar operações críticas.
A verdade é que a tecnologia sem fio se tornou muito mais confiável nos últimos anos - tanto que indústrias tradicionais como a automotiva, confiam na arquitetura wireless para apoiar seus processos que exigem extrema precisão e confiabilidade.
Protocolos como o Parallel Redundancy Protocol (PRP) permitem que sistemas Wi-Fi industrial forneçam a mesma confiabilidade da rede com fio.
As empresas também temem que o Wi-Fi industrial não seja tão seguro quanto à rede com fio, por isso evitam implantá-lo.
Por ser uma rede aberta (e, portanto, qualquer pessoa pode potencialmente ter acesso ou transmitir dados pelo canal), equipamentos Wi-Fi robustos incluem uma série de tecnologias incorporadas para criptografar dados, detectar e proteger contra invasão de dispositivos não autorizados que tentarem se conectar ou interferir na rede.
Existem no mercado, várias tecnologias de segurança usadas para tornar o wireless industrial mais seguro. Ademais qualquer sistema - seja com fio ou sem fio - é propenso a problemas de segurança caso não seja devidamente projetado e mantido.
A rede sem fio é muitas vezes pensada como um meio de se conectar de forma econômica e segura a sites remotos - e faz isso muito bem.
No entanto, o Wi-Fi industrial possibilita outros benefícios de negócio, como ajudar a aumentar a flexibilidade, a lucratividade e a produtividade dos funcionários.
Ao utilizar um sistema sem fio, os colaboradores podem estar em qualquer lugar, enquanto ainda têm acesso a todas as informações necessárias para monitorar sistemas e a rede.
Existem vários pontos que podem ser discutidos a respeito dos benefícios de se implementar uma rede sem fio para aplicações industriais.
Entretanto, é vital uma avaliação criteriosa das reais necessidades da empresa para que um projeto com este escopo seja bem sucedido. Caso contrario, todos os benefícios descritos nesse artigo podem se transformar em um grande problema.
Adaptado de : https://www.belden.com/blog/industrial-ethernet/is-industrial-wireless-technology-reliable-enough-for-your-operations