Fale Conosco

O piso elevado é um item indispensável em qualquer projeto de data center. Estes ambientes requerem a capacidade de lidar com um grande número de cabos de dados, cabos de energia elétrica e sistemas de refrigeração.

Data Centers sem piso elevado são percebidos como incompletos pois podem dificultar a manutenção e inflexibilizar adaptações provenientes de avanços tecnológicos ou ampliação.

Vantagens do piso elevado

Tanto as pessoas envolvidas na operação quanto as empresas de engenharia valorizam a flexibilidade oferecida pelos sistemas de piso elevado. Em relação aos requisitos de energia o número de circuitos por metro quadrado é muito maior que no passado e na maioria dos casos é mais fácil instalar e manejar o cabeamento na parte inferior do que no teto.

Ele também pode ser usado para insuflamento do ar condicionado diretamente nos equipamentos de TI melhorando o PUE (Power Usage Effectiveness) da instalação.

Em geral, o piso elevado é uma opção previsível e prática para a maioria das instalações e conta com vários benefícios:

  • Capacidade de acomodar uma gama de soluções de cabeamento e arrefecimento;
  • Facilidade de se adaptar às mudanças tecnológicas durante o ciclo de vida do data center;
  • Fornece plataforma para escalabilidade futura;
  • Propicia condições para que o espaço acima do piso elevado se mantenha livre para adequada migração de ar dentro e fora dos equipamentos presentes no data center;
  • Custos operacionais reduzidos e custos mais baixos de instalação e manutenção através de serviços acessíveis, flexíveis e adaptáveis.
    Nivelamento da laje. A maioria das lajes dos prédio são irregulares. Os pisos elevados usam pedestais ajustáveis ​​que resultam em uma superfície nivelada sem a necessidade de nivelar a laje. Isso facilita o alinhamento de fileiras de racks.

O que deve ser considerado na escolha do piso elevado

Escolher o piso elevado e tê-lo instalado corretamente é um trabalho que requer muito mais envolvimento do que parece, o material da placa, resistência e durabilidade são fatores importantes que devem ser considerados.

Material

Os pisos elevados são encontrados com várias especificações. No passado os painéis eram feitos de madeira, compósito de madeira ou aço oco. A maioria não era particularmente forte, nem precisava ser, já que os racks eram mais leves pois abrigavam menos equipamentos quando comparados com a atual realidade.

O material escolhido deve ter zero manutenção, nunca deve ser encerado ou lustrado para evitar o acúmulo de sujeira e poeira. Deve ser duro o suficiente para que o equipamento não cause dente ou deformação na superfície. Isso descarta materiais de borracha e vinil. E, é claro, tapete de qualquer tipo nunca deve ser usado, pois cria e prende partículas.

A cobertura de superfície mais comumente usada nos data centers é conhecida como laminado de alta pressão (HPL) e geralmente são feitos de cimento e aço carbono ou alumínio fundido, o que confere a capacidade de suportar altas cargas.

Para não haver surpresas é preciso avaliar qual o peso dos equipamentos que ficarão sobre o piso e a “carga de rolamento”, isso é, tudo aquilo que pode ser movimentado dentro da instalação, caso contrário as placas podem colapsar ou quebrar. Geralmente os fabricantes especificam qual a carga concentrada e qual a carga distribuída que o material pode suportar por m2..

Estática

Devemos também estar preocupados com as características anti-estáticas. Precisamos de pisos estáticos dissipativos , que conduzam mais de 100 volts longe de nossos corpos e equipamentos.

Isso requer um material que tenha as qualidades de dissipação estáticas necessárias e uma subestrutura aterrada que impeça a geração de eletricidade estática. Pisos com tratamento antioxidantes de fosfatização por spray, revestido por pintura eletrostática podem resolver este problema.

Estanqueidade

Se o piso elevado for usado para passagem do ar que irá arrefecer o data center, ele deve seguir especificações técnicas para este fim, é importante que as placas sejam seladas de forma a minimizar o vazamento de ar.

“Em suma, o piso elevado é um sistema de grande importância para os data centers, e deve ser escolhido e instalado com tanto cuidado quanto os equipamentos que estão sobre ele”.

E-book gratuito:

Data Center para Pequenas e Médias Empresas

Compartilhe!
83

Posts Relacionados

plugins premium WordPress

Identifique-se

Insira seus dados abaixo para acessar a Calculadora Laserway