Projeto Cabeamento Estruturado Completo: Relações com Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação e tripés para comunicação

A primeira impressão que necessita esclarecimento é que o Cabeamento Estruturado é um processo de engenharia mais relacionado com construção civil, como as instalações elétricas, do que com o dia a dia do mundo de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação). Apesar de não estar claro nas escolas técnicas ou de engenharia que isso é um atributo desses profissionais em formação, é importante que definitivamente eletrotécnicos e engenheiros eletricistas tomem para si esse Sistema.

Não podemos esquecer que o cabeamento quando é entregue ao pessoal de TIC já foi instalado e testado, pronto para uso. Para chegar a esse ponto a interação do instalador desse sistema foi muito mais relacionada com a construção civil pois foram necessárias negociações por espaço com engenheiros civis, por rotas de eletrocalhas e eletrodutos com engenheiros eletricistas e por desvios de dutos de ar-condicionado com engenheiros mecânicos.

O Cabeamento Estruturado não é um conceito exatamente novo, por outro lado não tem a história das instalações elétricas. Seu ciclo de modernização é rápido, pois está atrelado ao desenvolvimento das redes de dados, principal serviço utilizado nesse sistema, e consequentemente ao crescimento das redes de comunicação, internet, etc. Os cabos de pares trançados de cobre usados nos sistemas de Cabeamento Estruturado saltaram de 16 MHz de largura de banda (Categoria 3 ~1990) para 500 MHz (Categoria 6A ~2010) ou mais para suportarem redes de dados que cresceram de 10 Mbps (Megabits por segundo) para impressionantes 10 Gbps (Gigabits por segundo).

Outra característica importante que deve ser obsevada é a importância do cabeamento para o transporte de sinais de comunicação, sejam eles voz, internet, vídeo e outros.

A comunicação de dados depende de um tripé para ocorrer:

Os profissionais que trabalham na área de comunicação não podem esquecer que a mesma política de qualidade, confiabilidade contingência e outros devem ser aplicados aos três pés da comunicação de dados: ·

Hardware (equipamentos), Software (programas) e Meio físico (cabeamento) Qualquer pé que esteja imperfeito fará com que a plataforma toda se desequilibre, prejudicando o transporte de informações.

Não é difícil ver empreendimentos que fazem investimentos em switches e roteadores de alto desempenho, com fontes e processadores redundantes, gastos altos com softwares de alta disponibilidade, duplicação de dados e pecam na escolha do meio de transmissão, seja por desconhecimento da importância dele ou por restrições orçamentárias.

O Meio Físico (cabeamento) também depende de um tripé para funcionar e como no anterior, qualquer um dos componentes que falhar compromete toda a plataforma. Assim, olhando isoladamente o meio físico, antes de relacionar-se com o software e o hardware, três frentes devem ser acompanhadas para que o cabeamento tenha sucesso:

O Projeto: o desenho da solução com capacidade para atendimento das demandas imediatas e futuras, flexibilidade para uso de outros serviços além de voz e dados e capacidade para mudanças e adições ao longo da vida útil compõem um bom projeto. Sem um bom projeto pouco adianta um bom serviço de instalação tampouco bons produtos;

O Produto: como em todas as indústrias, existem patamares diferentes de qualidade e isso não é diferente no cabeamento. A escolha de produtos bons impacta da longevidade da solução, segurança para o usuário final e reduz drasticamente a ocorrência de defeitos intermitentes, os mais difíceis de serem isolados e sanados. Porém, somente bons produtos não fazem um bom cabeamento;

O Serviço: imagine um bom projeto sendo executado com excelentes produtos por um instalador sem treinamento, experiência e desconhecedor dos detalhes que fazem meios de transmissão sofisticados como cabos de pares trançados e fibras ópticas transportarem altas velocidades de dados.

Seguramente a plataforma física, o cabeamento, será prejudicada a despeito do investimento em bons projeto e produto.

Assim é necessário que o Cabeamento Estruturado seja visto pela maioria como um processo de engenharia em lugar de somente mais um acessório para TIC e que sua importância para a comunicação seja considerada no mesmo nível dos demais sistemas.

Fonte: Informativo Técnico Furukawa

E-book gratuito:

Infraestrutura de TI e Cabeamento Estruturado: Por que são importantes para sua empresa?

Compartilhe!
93

Posts Relacionados

plugins premium WordPress

Identifique-se

Insira seus dados abaixo para acessar a Calculadora Laserway