Fale Conosco

Quando os data centers modulares fazem sentido?

Data Centers modulares pré-fabricados são uma escolha cada vez mais popular

As redes da atualidade são construções híbridas e complexas, geralmente com um data center corporativo centralizado, o que garante interações perfeitas em nuvem, colocation e recursos de ponta. O mix está em constante mudança, reagindo a demandas específicas de capacidade e forças externas ao mercado.

As construções de data center desaceleraram durante a pandemia de Covid, levando a uma disponibilidade limitada, ao passo que os aplicativos de computação intensa, como IA e aprendizado de máquina, estão aumentando.

Os problemas da cadeia de suprimentos continuam a limitar a capacidade disponível. Essa realidade obriga as organizações a considerarem alternativas para atender às suas necessidades urgentes de capacidade, tornando as soluções modulares pré-fabricadas uma escolha cada vez mais popular. 

As tecnologias modulares são soluções sofisticadas, personalizáveis ​​e escaláveis ​​para os desafios modernos de capacidade, oferecendo confiabilidade de fábrica, implantação rápida, flexibilidade e eficiência, além das possibilidades de construções tradicionais e alternativas.  

Capacidade do data center – onde, quando e quanto?

O mercado de colocation está crescendo com aproximadamente 5.000 data centers do tipo em todo o mundo e, cerca de 1 em cada 5 organizações atualmente, estão alugando capacidade de fornecedores através de serviços terceirizados. Espera-se que o mercado cresça a um CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 6,5% até 2027, atingindo eventualmente US$ 136 bilhões até 2028. 

Grande parte da força de trabalho mudou para arranjos de funcionamento remoto ou híbrido durante a pandemia, e muitas organizações ajustaram suas estratégias de rede para acomodar o novo modelo. As redes tornaram-se ainda mais descentralizadas e dependentes de abordagens híbridas, aproveitando os recursos de nuvem, colocation e borda à medida que as organizações reimaginavam o papel do datacenter corporativo tradicional.

O tempo médio de tela para adultos aumentou de 60% a 80% durante a pandemia, o streaming de vídeo aumentou e uma onda repentina de videoconferências sobrecarregou as redes que não foram construídas para esse uso.

Nos últimos 20 anos, os colocations têm sido uma solução confiável para empresas que buscam melhorar capacidade de forma rápida, minorar os desafios de latência ou expandir além de seu espaço físico.

No entanto, como os operadores de data centers corporativos estão procurando oferecer suporte a uma carga de computação aumentada devido o advento de tecnologias de computação avançadas, como aprendizado de máquina, inteligência artificial e complexidade adicional, além de necessidades de energia e refrigeração.

O mercado tem capacidade disponível limitada. As organizações estão recorrendo a novos parceiros para ajudá-los a atualizar rapidamente suas instalações, a fim de oferecer suporte à computação avançada necessária e arquiteturas de alta densidade.

O Data Center modular como alternativa

Como reflexo dessa dinâmica de mercado em evolução, muitas organizações se encontram na necessidade de adicionar capacidade, de forma urgente. Elas estão, mais do que nunca, crescendo e contando com aplicativos digitais, porém as opções internas não são suficientes. Dessa forma, as organizações procuram maneiras de adicionar capacidade de forma rápida e fácil, sem comprometer a segurança da rede ou os resultados financeiros. Cada vez mais, a alternativa preferida é a computação modular pré-fabricada.

Os data centers modulares pré-fabricados não são novos, mas as tecnologias e práticas de construção foram consideravelmente refinadas desde a sua introdução, há cerca de 15 anos. Essas soluções de TI sofisticadas e totalmente integradas podem ser configuradas para atender necessidades específicas e implantadas rapidamente onde quer que a computação seja necessária.  

Em uma recente pesquisa da OMDIA (conceituada revista de tecnologia) aos decisores de centros de dados, 52% afirmaram que já tinham implementado soluções modulares integradas e 99% afirmaram que planejam fazê-lo no futuro. Na verdade, 93% disseram que planejam fazer das soluções modulares pré-fabricadas seu processo de construção padrão daqui para frente.

Qualquer hesitação inicial já passou há muito tempo, pois as operadoras descobriram que essas tecnologias são uma alternativa fácil, acessível e própria às abordagens estabelecidas, oferecendo vários benefícios em relação às construções tradicionais de data centers.

  • Projetadas na fábrica: As soluções pré-fabricadas são robustas, confiáveis ​​e repetíveis, uma consideração importante ao adicionar capacidade de forma incremental. Essa confiabilidade paga dividendos ao longo da vida útil do sistema, reduzindo a necessidade de reparos e chamadas de serviço.

  • Velocidade de implantação: Soluções modulares integradas podem ser construídas enquanto as atividades no local procedem normalmente, podendo gerar a eliminação do tempo de espera típicos de novas instalações. Além disso, por serem totalmente integradas e praticamente plug and play, essas soluções podem ser comissionadas e operacionais de forma muito mais rápida do que as construções tradicionais. Essas vantagens podem reduzir o tempo de computação inicial em até 30%.

  • Escalável: A maioria das organizações não cresce em megawatts. Com soluções modulares integradas, elas podem adicionar capacidade conforme necessário, onde for necessário. O dimensionamento correto dessas adições para atender a requisitos específicos de carga de TI simplifica o planejamento da capacidade e elimina o desperdício, reduzindo o uso de energia, os custos e a pegada de carbono.

  • Personalizável: Os módulos modernos são construídos de acordo com as especificações do cliente, então a configuração e a construção podem ser repetidas de forma rápida e eficiente conforme a demanda aumenta. Isso reduz a complexidade e a confusão na rede e simplifica a operação e o serviço.

  • Flexível: A maioria das instalações é construída para suportar refrigeração a ar, mas se a densidade dos racks aumentar – para suportar aplicações de computação avançadas, por exemplo – as tecnologias de refrigeração tradicionais não serão suficientes. A introdução de tecnologias de resfriamento líquido nesses ambientes exigiria um grande investimento em infraestrutura que geralmente não é viável. Soluções modulares integradas podem ser construídas e configuradas para suportar várias arquiteturas, incluindo computação de alta densidade e refrigeração líquida.

  • Sustentável: Por serem sistemas integrados e fechados, eles podem ser projetados para eliminar os desperdícios e serem mais sustentáveis do que um projeto tradicional. Até mesmo a entrega promove a sustentabilidade eliminando várias visitas de instalação para cada equipamento em favor de uma única entrega para o sistema integrado.

  • Portátil: À medida que as redes atuais se tornam mais distribuídas, elas se tornam menos previsíveis. Uma solução modular é portátil, e pode ser realocada conforme as demandas da rede mudam, para melhor suportar uma aplicação de baixa latência, por exemplo.

  • Certeza de custo: Embora as soluções modulares não sejam imunes às condições externas do mercado, grandes flutuações – como a que o setor está enfrentando atualmente devido às limitações de fornecimento – são improváveis. Além disso, o custo total de propriedade (TCO) é normalmente mais baixo para soluções modulares integradas do que para soluções fixas ou arrendamentos de longo prazo.

Centros de dados modulares pré-fabricados fazem sentido para adicionar capacidade

A complexidade das novas tecnologias e a expansão das redes de borda estão levando à necessidade de os data centers corporativos adicionarem capacidade, muitas vezes em quantidades imprevisíveis, enquanto os problemas da cadeia de suprimentos estão diminuindo o ritmo de construção dos data centers.

As soluções modulares pré-fabricadas oferecem uma combinação atraente de recursos de implantação rápida, escalabilidade, confiabilidade, potencial de personalização, flexibilidade de infraestrutura, portabilidade e baixo custo total de propriedade.

Para data centers corporativos que desejam adicionar computação, energia ou resfriamento em incrementos menores, as soluções modulares podem ser a melhor solução. Elas representam uma tábua de salvação que pode aliviar demandas urgentes de capacidade e facilitar o crescimento duradouro.

Fonte: https://www.vertiv.com/en-emea/about/news-and-insights/articles/blog-posts/when-do-modular-data-centers-make-sense/?utm_source=linkedin&utm_medium=social-media&utm_campaign=evergreen&utm_term=reputation&utm_content=en-link-post

Compartilhe!
69

Posts Relacionados

plugins premium WordPress

Identifique-se

Insira seus dados abaixo para acessar a Calculadora Laserway