Os data centers estão mais complexos, mais interdependentes e mais críticos do que nunca. Ter uma ferramenta que automatize o gerenciamento da Infraestrutura de TI é condição indispensável para garantir que esses ambientes operem com eficiência.
Essas ferramentas foram agrupadas em uma classificação de soluções conhecidas como DCIM (Data Center Infrastructure Management) que monitoram, medem, gerenciam e controlam o uso do data center e o consumo de energia de todos os equipamentos relacionados à TI como servidores, switches de armazenamento e rede, e componentes de infraestrutura como unidades de distribuição de energia (PDUs) e aparelhos de ar condicionado da sala de computadores (CRACs).
Os principais benefícios do DCIM estão associados à capacidade de responder perguntas como:
Sem as informações fornecidas pelo DCIM, as perguntas tornam-se muito mais difíceis de responder.
Na fase de projeto, podem ser usadas informações de cada rack individualmente para dimensionar, por exemplo, a colocação ideal de novos servidores.
Sem informações claras os gerentes de infraestrutura precisam confiar em adivinhações para tomar decisões importantes sobre a quantidade de equipamentos colocados em um rack, e até mesmo decidir pela expansão ou construção de um novo data center com informações imprecisas.
Nesta fase, o DCIM pode ajudar na implementação de procedimentos padronizados no data center. Eles reduzem os erros do operador, que podem representar até 80% das interrupções do sistema.
Na fase de monitoramento, O DCIM fornece dados operacionais, incluindo dados ambientais (temperatura, umidade, fluxo de ar), dados de energia (em nível de dispositivo, rack, zona e todo data center).
Além disso, o DCIM pode fornecer dados dos equipamentos de TI, como servidor (CPU, memória, disco, rede). Esses dados podem ser usados para alertar os gestores quando os limites são excedidos.
Na fase de Análise Preditiva, a solução DCIM compila os principais indicadores de desempenho da etapa de monitoramento para servir como um balizador nas decisões de planejamento de capacidade, fornecendo uma contribuição valiosa para a decisão sobre quando comprar novos equipamentos.
Na fase de Planejamento, o DCIM pode ser usado para analisar cenários de "o que acontece", como atualizações do servidor, impacto da virtualização, adição e mudança de equipamentos.
Se pudéssemos resumir o DCIM em uma palavra, ela seria informação.
Todas as etapas do gerenciamento de data center giram em torno de informações completas e precisas.
O DCIM auxilia na localização de um ativo em meio a grande quantidade de equipamentos presentes no data center.
No entanto, o gerenciamento de ativos abrange mais do que simplesmente localizar um recurso no data center, também envolve saber informações detalhadas sobre a configuração.
Existem três categorias de sistemas de monitoramento em tempo real em um data center:
Um BMS geralmente é um sistema baseado em hardware que utiliza Modbus, BACnet, OPC, LonWorks ou SNMP (Simple Network Management Protocol) para monitorar e controlar os equipamentos mecânicos e elétricos de um edifício.
Em alguns casos, o sistema BMS é estendido ao data center para monitorar e controlar equipamentos de energia e refrigeração.
Geralmente são sistemas customizados com base no número de pontos de dados individuais a ser monitorados (um ponto de dados pode ser a carga de saída em um no-break ou a temperatura de retorno em uma unidade de ar-condicionado da sala de computadores).
Um NMS geralmente é um sistema baseado em software que utiliza o SNMP para monitorar os dispositivos de rede no data center.
Um DCMS pode ser baseado em hardware e /ou em software e é usado para monitorar um data center ou sala de computadores.
A comunicação do dispositivo geralmente é feita usando o SNMP, embora alguns sistemas de monitoramento do data center também possam se comunicar usando Modbus, IPMI ou outros protocolos.
Por isso a ferramenta DCIM mais adequada pode ser aquela que oferece suporte a vários protocolos de comunicação e estabelece integração com soluções de vários fornecedores como BMC, CA, Microsoft, VMware.
Uma solução DCIM pode ajudar a orquestrar os processos de trabalho. Por exemplo, a instalação de um novo servidor é executada em várias etapas, por pessoas diferentes.
A ferramenta pode controlar o status individual e coordenar o processo em cada etapa da instalação que pode estar completamente alinhado a ITIL.
Outra funcionalidade importante de uma solução DCIM são os relatórios para análise.
Os dispositivos presentes no data center geram uma grande quantidade logs de operação. É imperativo que a ferramenta DCIM possa classificar rapidamente esses dados e fornecer recomendações úteis para a equipe de gerenciamento.
Essas recomendações podem ser apresentadas sob a forma de mensagens de alarme, gráficos de dados históricos para mostrar mudanças ao longo do tempo, painéis e relatórios.
As ferramentas DCIM podem vir com relatórios pré-definidos, mas também devem suportar relatórios ad hoc com base em parâmetros selecionáveis pelo usuário.
Algumas soluções DCIM interagem com ferramentas, como AutoCAD ou Visio, enquanto outras fornecem um editor visual que possibilita definir a infraestrutura inteiramente dentro da ferramenta.
Você pode ter uma visão tridimensional da sua infraestrutura e “voar” entre os racks do data center visualizando vários parâmetros, como temperatura, utilização de rack, energia e assim por diante.
A maioria dos produtos DCIM são baseados na web, permitindo o acesso aos dados de qualquer lugar, as interfaces do usuário podem assumir várias formas, incluindo painéis, tecnologia de tela sensível ao toque e suporte a aplicativos para dispositivos portáteis, como iPads e smartphones.
Um dos principais usos para os dados coletados pelas soluções DCIM é fornecer informações para o planejamento de capacidade.
Ao armazenar o consumo de recursos ao longo do tempo e analisar padrões de crescimento, os gerentes de centro de dados podem prever com mais precisão quando um determinado recurso será esgotado, e quando será necessário aumentar a capacidade.
Não! Não! Existem soluções que fornecem monitoramento, emissão de alertas e gerenciamento em tempo real com ótimo custo benefício para pequenos data centers a partir de um rack.
O DCIM eleva a qualidade das decisões dos gerentes de TI que podem tomá-las baseadas em dados precisos da real performance do data center.
Portanto, não há desculpas! Se você não possui uma ferramenta desse tipo provavelmente está derrapando na gestão da infraestrutura do seu data center.