Várias são as vezes em que os ramais de comunicação estão ocupados. Dessa forma, torna-se essencial a utilização de um PABX, gerenciador de linhas telefônicas que distribui ligações a ramais externos.

Sendo importante para a comunicação entre os colaboradores, o PABX auxilia as operações sem a necessidade da criação de várias linhas telefônicas, que geram custos adicionais. Além disso, é possível fazer a comunicação entre diversos departamentos que necessitam de informações entre si, aumentando a eficiência e a produtividade dos colaboradores. Sua finalidade é o aumento nas vendas, o crescimento do valor gerado aos clientes pela rapidez no atendimento e, consequentemente, maiores lucros.

O PABX possui diversos tipos, cada um sendo destinado a cada tipo de empresa, sejam pequenas, médias ou grandes, e possui soluções que variam de acordo com a necessidade da organização, com opções para data centers, em nuvem, físicos, entre outros.

Tais tipos serão explicitados a seguir, com suas qualidades, defeitos e demais considerações:

PABX cloud

Fornecido em uma aplicação na nuvem, permite a comunicação entre os colaboradores por meio de ramais virtuais, que realizam conexões entre sistemas sem a necessidade de equipamentos físicos, apenas através da internet, tendo as mesmas funcionalidades que um PABX IP, porém com os mesmos benefícios de se utilizar a nuvem.

Esse tipo facilita e reduz custos, visto que um PABX tradicional possui diversos dispositivos e computadores a serem conectados, que geram custos para a compra e manutenção. Além disso, utiliza-se de um serviço Voip (Voz sobre IP), onde o IP é disponibilizado pela operadora de internet

Por ser um serviço em nuvem, o PABX cloud permite que seu acesso aconteça independente da sua localização, apenas necessita de conexão com a internet e login (senha e pergunta de segurança). Por estar conectado à internet, é realizado o backup de suas atividades.

Ao contrário do estigma de que aplicações em nuvem não proporcionam a segurança adequada, os fornecedores de serviço como os de PABX, seguem as políticas de privacidade específicas, de acordo com a região, e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

PABX Híbrido

Dispositivo capaz de utilizar tanto uma linha analógica quanto VoIP. Dessa forma, há a conexão de placas para a comunicação, bem como a conexão com a internet para adição de novos ramais de diferentes áreas de uma organização.

O PABX Híbrido possibilita as funcionalidades de ambos, sem a necessidade de outros dispositivos.

PABX Analógico

Opera através de empresas de telefonia fixa analógica, não disponibilizando de recursos avançados como demais tecnologias (IP e Digital). Mesmo sendo um sistema tradicional, não o desqualifica em tecnologia, em algumas versões permitindo as funções:

  • Identificar chamadas;
  • Realização de chamadas internamente e externamente;
  • Colocar ligações em espera;
  • Inclusão de senhas;
  • Bloqueio de ligações indesejadas ou a cobrar.

PABX digital

Fazendo o uso de um VOIP, o PABX digital permite uma melhor qualidade de áudio nas chamadas em comparação com o analógico. Porém, necessita de linhas digitais e de suporte técnico, assim como o anterior, o que pode gerar custos à organização para manter a comunicação de seus funcionários de maneira adequada.

Apesar dos custos, é uma opção de qualidade, pois esse tipo fornece algumas funcionalidades a mais, que pode ser atraentes para o consumidor, entre elas estão:

  • Conexão interna entre as linhas telefônicas por meio de um sistema digital, podendo trocar informações e realizar chamadas com linhas fixas e centrais de comunicação;
  • Chamadas diretas entre ramais, sem a necessidade de passar por uma central telefônica anteriormente;
  • Realizar chamadas por um mesmo número a vários ramais;
  • Geralmente possui custos menores que uma rede analógica.

PABX IP

Funcionando apenas com uma voz sobre o IP, o PABX IP fornece diversos recursos que agilizam o processo de comunicação e realiza ligações gratuitas entre quaisquer filiais existentes, que estejam conectadas em um mesmo sistema.

Essa função permite que a central e todas as suas filiais possam ser controladas por meio de um único sistema, com interfaces dedicadas e que podem ser usadas por todos os ramais. Com isso, ele fornece a responsividade necessária para que não haja um longo tempo de espera para a realização das chamadas, o que promove a velocidade no trabalho realizado.

Além disso, o PABX IP conta com uma Unidade de Resposta Audível, e é capaz de agilizar a comunicação com o cliente, criando empatia com mensagens personalizadas para cada tipo de cliente ou funcionário que entra em contato com os ramais.

Por fim, é preciso salientar a sua capacidade ilimitada de ramais, conexão com outros dispositivos e o nível de complexidade da adesão e manutenção ao produto.

Portanto, o PABX é uma ferramenta fundamental para empresas de pequeno, médio e grande porte, possuindo tecnologias variadas e que se adequam à demanda, tanto para atendimento aos clientes, como também de investimento a ser efetuado.

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