Quando uma empresa contrata um prestador de serviços para realizar as atividades de suporte em TI, ela espera ter a garantia de que os seus ativos de tecnologia funcionem com o máximo de disponibilidade e no caso de sinistro a intercorrência seja resolvida com o menor tempo possível não atrapalhando a sua operação.
Este tipo de contratação se tornou uma prática empresarial comum e tem como principal objetivo reduzir a equipe interna de Tecnologia de Informação, minimizando custos com mão de obra e treinamento.
Pense em uma empresa com abrangência nacional que possua várias unidades espalhadas em todo país. É um custo muito alto e desnecessário manter uma equipe de suporte técnico em cada unidade.
O mais viável neste caso é firmar parceria com um prestador de suporte que possui abrangência nacional, atenda de acordo com a demanda e cobre valores pré acordados em contrato para cada ação. Desta forma, a empresa tem total controle sobre os gastos relacionados ao suporte e pode dedicar recursos que antes iriam para uma atividade de apoio para as iniciativas que realmente importam para o crescimento do negócio.
Contratar um prestador de suporte especializado em TI para solucionar problemas que fogem do core business da empresa é uma decisão inteligente desde que o prestador tenha competência comprovada e experiência na área.
O processo acontece sem muita complicação. Os prestadores de suporte utilizam um sistema de service desk que facilita a vida do usuário ao abrir um chamado.
De maneira geral, o foco do serviço é ajudar o cliente a resolver problemas específicos. Imagine a seguinte situação:
O prédio onde funciona a sua empresa passa por uma reforma com objetivo de tornar as instalações mais confortáveis e modernas para o cliente. O projeto de arquitetura contempla troca de revestimentos, quebra de paredes, mudança do local das estações de trabalho.
Opa! Mudança do local das estações de trabalho?
Sem dúvidas você vai precisar de uma empresa especialista em suporte técnico para colocar em ordem a infraestrutura de TI do local e desenvolver atividades como ativar os pontos de rede das estações de trabalho.
Algumas vantagens de contratar um prestador de suporte em TI
Reunimos 4 benefícios que sua empresa pode ter ao horizontalizar o Suporte em TI:
- Ajuda as empresas a liberar recursos internos e direcioná-los para oportunidades de crescimento;
- Acesso à profissionais com conhecimento e habilidade em nível de especialista;
- Custos reduzidos resultantes de menores investimentos de capital, requisitos de pessoal e custos desconhecidos camuflados na operação;
- Nível de serviço elevado, tal como definido no contrato.
Dicas para ter sucesso ao contratar um prestador de Suporte em TI
Para garantir que a contratação de um fornecedor de suporte em ti seja bem sucedida para o seu negócio, tenha em mente essas dicas:
- Antes que o processo de contratação do fornecedor comece, a direção da empresa deve deixar claro as necessidades, e resultados esperados junto ao prestador de serviço de suporte técnico em TI . Definir um acordo de nível de serviço (SLA) é uma ótima maneira de controlar a operação;
- Certifique-se de que o modelo de entrega do prestador se adéqua às metas operacionais e financeiras do negócio;
- Verifique as políticas e procedimentos de segurança do fornecedor. Veja se os dados da sua empresa serão bem protegidos com controle de acesso adequado, medidas de segurança de rede precauções de segurança de rede e segurança física.
- Uma parceria bem sucedida exige gerenciamento ativo e otimização do processo. Ambas partes precisam ter clareza de quem é responsável por cada etapa.
Se sua empresa não tem como foco a Tecnologia da Informação, a contratação de um prestador de suporte em TI pode ser a melhor solução para redução de custos e aumento da eficiência.
Para garantir um bom negócio, peça para o prestador apresentar os seus casos de sucesso antes de estabelecer parceria, desenhe um contrato e SLA alinhado a estratégia de sua empresa com KPIs que realmente faça sentido para o seu negócio.